sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Plano de aula

Plano de aula
Professoras: Cláudia Ferreira
         Márcia Angélica Hamerski
         Tânia Mara Carlotto

Tema:  Meios de comunicação
Ano: 4º Ano A, B e C
Introdução
A comunicação consiste no ato de emitir, transmitir ou receber mensagens, seja por meio de sons, sinais, gestos ou por meio da linguagem oral e escrita. Para ser completa, é preciso haver um emissor, que produz e envia a mensagem, e um receptor, que recebe e decodifica essa mensagem, procurando apreender o seu conteúdo.
                A importância da comunicação para a vida humana pode ser dimensionada por meio de um exercício simples: listar todos os momentos em que ela ocorre durante um dia inteiro na vida de uma pessoa. A lista pode ser incrivelmente longa, desde o primeiro bom dia até a hora de ir dormir. A comunicação se confunde com a vida de todos nós, e tem sido assim desde o princípio da aventura humana.
            Vale lembrar que quem recebe a mensagem não é um ser passivo, que apenas absorve informações. Direta ou indiretamente, o receptor exerce influência sobre quem transmite a mensagem. Para ser compreendido, o emissor precisa saber em que condições sua mensagem será recebida. Isso vale também para meios de difusão de informações como o rádio e a TV: o ouvinte ou o telespectador não fala diretamente com o emissor, mas de alguma forma interfere na programação por meio de pesquisas de audiência. Com a internet, os sistemas interativos com o público tornam-se cada vez mais freqüentes.
            A mensagem é formada por uma estrutura organizada de sinais que viajam entre o transmissor e o receptor. Esse caminho é percorrido com a ajuda de um meio ou suporte, que pode ser a fala, a escrita impressa em um papel, um sinal sonoro, uma placa, um mapa, uma transmissão de rádio.
            Ao longo do tempo, os grupos humanos sempre buscaram meios para superar as distâncias espaciais e estabelecer interações sociais, levando cada vez mais longe as mensagens por meio de sinais sonoros, visuais ou escritos. Assim, a comunicação não existe separada da vida social. Não existe comunicação sem sociedade e vice-versa.
            A escrita mostrou ser um modo eficiente de levar mensagens a longa distância. Dependendo do desenvolvimento técnico da sociedade e dos recursos disponíveis, as mensagens escritas puderam viajar de barco, veículos automotores, avião, ondas eletromagnéticas ou no lombo de um animal. No mundo contemporâneo já existem à disposição sofisticados meios de comunicação e informação, baseados no extraordinário desenvolvimento científico-tecnológico desse campo nas últimas décadas: telégrafo, correios, telefones fixos e móveis, rádio, TV, satélites artificiais, internet e outros. Alguns deles atingem milhões de pessoas simultaneamente, como é o caso da TV.
Esta seqüência didática propõe atividades que têm como objetivo permitir aos estudantes se aproximarem desses meios e saberem mais sobre sua estrutura e funcionamento. Visam também a possibilitar que exercitem livremente a elaboração e o envio de textos diversos, considerando os destinatários e os meios utilizados para circulação das mensagens.
Conteúdos específicos
·         Meios de comunicação e informação
·         Leitura e produção de textos
·         Distância (metricamente)

Objetivos
·         Reconhecer características internas e usos de diferentes meios de comunicação (individual e de massa) e informação disponíveis no mundo atual;
·         Ler e produzir textos em diversos gêneros orais e escritos, como cartas, avisos, comunicados, bilhetes, depoimentos e outros;
·         Analisar preços e valores de meios de comunicação;
·         Constatar o uso de elemento da comunicação em longas distâncias (metricamente).

Desenvolvimento
Para uma sensibilização inicial, converse com os estudantes sobre quais meios de comunicação que eles já utilizaram em seu cotidiano para enviar e receber mensagens em curtas ou longas distâncias. Levá-los a pesquisa de quais os meios de comunicação existentes e que são acessíveis por meio da internet e textos de apoio discernindo qual meio de comunicação utilizar de acordo com a distância vigente entre o emissor e o receptor da mensagem.
Ao final desse trabalho, propor a eles que envie mensagens para amigos ou familiares definindo o melhor meio de comunicação para cada situação desejada.

Avaliação
            Será registrada a organização das atividades que serão desenvolvidas pelos alunos. Por isso, espera-se que, os alunos sejam capazes de reconhecer e diferenciar os diversos meio de comunicação, ler ou produzir textos, comparar valores de consumo e equiparar curtas e longas distâncias com cálculos matemáticos abrangendo as áreas específicas de Geografia, Língua Portuguesa e Matemática.

Bibliografia

A Maneira Lúdica de Ensinar: 3ª série do Ensino Fundamental/Graça Batituci,  
Cléia Márcia de A. Melo. – Belo Horizonte: FAPI, 2002. V.3.
WWW.google.com.br-meios de comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário